Escrito por Jared Spataro
Vice-presidente corporativo do Microsoft 365
Apenas algumas semanas atrás, ouvir – ou ver! – os filhos de nossos colegas de trabalho durante uma reunião teria sido notável. Hoje, tudo faz parte do dia de trabalho. Com escolas e creches fechadas em todo o mundo, e tantos de nós trabalhando remotamente, as linhas entre o trabalho e a casa ficaram muito confusas. E, embora seja delicioso ver uma criança passando correndo pela tela, essa situação é inegavelmente dura para os pais.
Para ajudar nossos funcionários a equilibrar trabalho e cuidado infantil, esta semana distribuímos um guia interno para trabalhar em casa como um guia para os pais . Ele está cheio de dicas e práticas compartilhadas que coletamos dos pais na Microsoft, incluindo fazer um plano em família, comunicar sua agenda com seus colegas e encontrar maneiras divertidas de manter as crianças engajadas durante todo o dia de trabalho. Achamos que nossos clientes também poderiam achar isso útil, então criamos uma versão para você compartilhar com seus funcionários também.
Anne Michels, da minha equipe, ajudou a criar este guia. Como mãe da jovem Tori, Anne sabe em primeira mão como este momento pode ser desafiador para os pais que trabalham. Aqui, pedi a ela que compartilhasse algumas das maneiras pelas quais ela e sua família estão navegando neste momento. Para Anne.
“Quando meu marido e eu recebemos a notícia de que nossa creche seria fechada em meados de março, ficamos ansiosos. Como poderíamos trabalhar em casa em tempo integral enquanto cuidamos de uma criança? Nossa filha Tori acabou de fazer um ano e tem mais energia do que nós dois juntos. Impedi-la de fazer coisas como colocar pedras na boca ou comer do lixo requer supervisão constante.”
“Avance quatro semanas. Depois de um mês inteiro tentando equilibrar dois empregos de tempo integral com cuidar de Tori, não vou mentir para você: tem sido difícil. Tem sido opressor. E tem sido exaustivo. Mas, aos poucos, estamos começando a aprender como fazer essa situação funcionar. Aqui, estou compartilhando dicas e truques diários que estão ajudando minha família a sobreviver. Eu os compartilho reconhecendo que cada família é única e cada um de nós está lidando com seu próprio conjunto de desafios. Ainda assim, espero que você os ache úteis à medida que avança neste momento desafiador.”
Aceite que não há nada de normal no “novo normal”
Todas as nossas vidas foram afetadas pelo COVID-19 e a incerteza governa o dia. Não sabemos quanto tempo as escolas e creches ficarão fechadas, ou quando poderemos voltar aos nossos empregos, ou mesmo como será a vida “normal” quando isso acabar. A única coisa normal agora? Sentindo-se ansioso. Esta é uma situação difícil e nova para todos nós, então lembre-se de colocar sua saúde e sua família em primeiro lugar e ser gentil com vocês.
Aprendi isso da maneira mais difícil. Quando a creche da Tori fechou, tentei manter tudo igual. Tentei trabalhar nas mesmas horas e no mesmo ritmo. Tentei cuidar da Tori como fazia antes: cozinhar refeições frescas para ela, levá-la para passear todos os dias, planejei até usar esse tempo para treinar o sono! Como você pode imaginar, isso não funcionou. Na primeira semana, quase não dormi. Forçar-me a fazer tudo me fez sentir constantemente no limite, e isso não era saudável para mim, meu relacionamento ou Tori.
Levei um tempo para aceitar que a situação atual não pode ser comparada com nossas vidas apenas alguns meses atrás. E não devemos tratá-lo como tal. Meu marido e eu deixamos de tentar ser os “melhores” pais e os “melhores” funcionários e agora estamos apenas tentando fazer o melhor que podemos para superar este momento.
Faça um plano – mas seja flexível!
Uma coisa meu marido e eu acertamos: assim que soubemos do fechamento da creche da Tori, fizemos um plano de ação. Como ambos temos empregos em tempo integral, decidimos dividir a carga e dividir o dia em turnos. Todos os dias da semana, um de nós trabalha de manhã, o outro vigia o Tori. E então trocamos à tarde. Dessa forma, nós dois temos um bloco de tempo para nos concentrar no trabalho. Também compartilhamos nossos calendários, o que ajuda se precisarmos fazer uma mudança espontânea.
Embora seja muito bom ter um plano, aprendi a não ser muito rígido sobre ele. Todos os dias surgem coisas que não podemos planejar e isso é pelo menos duplamente verdadeiro para a paternidade! A flexibilidade nos permite responder às necessidades do Tori ao mesmo tempo em que nos mantemos razoavelmente no topo de nossas cargas de trabalho.
Repensar o trabalho
Quando eu assisto Tori, não posso deixar de trabalhar como normalmente faria. Então, tive que repensar as horas de trabalho e minhas prioridades . Eu agora geralmente trabalho logo de manhã ou mais tarde à noite quando Tori está na cama. E com o tempo parecendo tão limitado nos dias de hoje, estou priorizando o trabalho mais importante e me concentrando exclusivamente em levar esse trabalho adiante.
Antes de fazer qualquer alteração, conversei com meu gerente, que deu uma boa opinião sobre onde eu deveria colocar minhas prioridades. Também recomendo que todos falem com a equipe de RH para entender as opções que sua empresa pode oferecer para apoiar os pais durante esse período. A Microsoft, por exemplo, disponibilizou opções adicionais de licença para os pais que não podem trabalhar em casa com os filhos neste momento.
Comunique-se cedo e com frequência
Se você decidir mudar seu horário de trabalho, certifique-se de comunicar isso às pessoas com quem trabalha. Minha equipe e meus colegas de trabalho confiam em mim e quero ter certeza de que minhas mudanças de horário não os atrasem. Comunico minha disponibilidade de várias maneiras – por meio de uma mensagem de status no Microsoft Teams, uma mensagem de ausência temporária no e-mail do Outlook e horas de bloqueio off-line em meu calendário. Também comecei a compartilhar atualizações proativas com mais regularidade, especialmente se houver alguma mudança no cronograma de uma entrega ou projeto. Isso permite que meus colegas planejem o trabalho de acordo com eles.
Aproveite ao máximo o tempo de reunião
Depois de ter trabalhado em casa por quatro semanas, descobri alguns hacks que me permitem ser produtivo enquanto assisto Tori. Como muitas pessoas, tenho reuniões durante o dia, mas nem sempre preciso estar na frente de um laptop para elas. Então, comecei a organizar passeios com Tori durante ligações ou reuniões. Tori e eu pegamos um pouco de ar fresco, e eu também posso fazer um pouco de exercício leve.
Em casa, participo da maioria das reuniões com meu telefone usando fones de ouvido sem fio. Dessa forma, posso entrar em uma chamada sentado ao lado de Tori enquanto ela joga no chão. Na idade dela, acho que ela não percebe que não estou falando com ela, mas com um colega de trabalho. A desvantagem é que não consigo ativar meu vídeo e suas primeiras palavras podem ser “políticas de retenção” ou “fluxo de inscrição”. Mas eu ganho onde posso!
Embora cada dia traga novos desafios, nossa família está aprendendo a equilibrar o trabalho em casa com o cuidado das crianças durante este período sem precedentes. Descobrimos que aceitar as limitações da situação, criar uma programação familiar, repensar como abordamos o trabalho, comunicar-nos cedo e com frequência e tentar novas abordagens para as reuniões, tudo nos ajudou a terminar o trabalho e, ao mesmo tempo, cuidar de nossos filhos. Embora reconheça que cada situação é diferente, espero que essas dicas ajudem você e sua família a navegar em seu novo normal.