Escrito por Tony Holbrook Vice-presidente de marketing e comércio da Ingram Micro Commerce & Lifecycle Services, apaixonado por ajudar as marcas a crescer.
Dei a você um roteiro para o sucesso como empreendedor e analisei as iniciativas a serem focadas nos seus primeiros 100 dias. Por fim, quero falar sobre a importância de cultivar uma cultura da empresa que ofereça suporte a uma abordagem “digital-first”.
Nesse ponto, você precisará ter o apoio da liderança e estar no caminho de se tornar uma organização com cultura digital. Mas, sem um fator determinante para manter afiada a sua abordagem, como você poderá liderar na ponta? Cultivando uma cultura que vive e respira o digital.
Identifique o ‘Porquê’
A tecnologia digital influencia tudo. Nossa sociedade mudou fundamentalmente com o surgimento de coisas como dispositivos móveis. Eles alteraram a maneira como interagimos socialmente e estão no centro de uma mudança cada vez mais digital na natureza dos relacionamentos comerciais.
Se a conversa com o cliente estiver acontecendo principalmente em espaços digitais, você deve entender como isso funciona. Se você se expandisse para um novo país, teria a capacidade de se comunicar na língua nativa, certo? Bem, o digital é o novo idioma e é hora de ser fluente.
Também, este não pode ser o trabalho de apenas uma única pessoa. Todo mundo na sua organização precisa se familiarizar com o digital porque isso afeta todos: desde o contador que agora precisa pagar contas via banco on-line ou usar um gateway de pagamento on-line, até o vendedor que tradicionalmente atendia telefones ou batia nas portas, mas agora gasta seu tempo programando seqüências de marketing e ferramentas de automação de vendas.
Por fim, é vital que você construa uma cultura de negócios e de condução da empresa que atraia talentos nativos digitalmente. A demanda por esse conjunto de habilidades é muito maior que a oferta atual. Quase todas as organizações estão procurando por isso. Crie uma cultura que atraia pessoas com essas habilidades para que você tenha talentos em todos os níveis que falem o idioma que os clientes desejam usar.
Identifique o ‘Quem’
Existem dois grupos principais de personalidades a serem identificados durante uma revisão da cultura digital da sua empresa. O primeiro são os seus “nativos digitais”. Eles são os que possuem conhecimento de ponta em todas as ferramentas e processos mais recentes. Eles são conhecedores de tecnologia e têm engenhosidade suficiente para que, se tiverem uma visão ou objetivo, possam sair correndo.
Como um subconjunto dessas pessoas nativas digitalmente, convém identificar as pessoas que também têm tendências empreendedoras. Esse cruzamento único – o empreendedor digital – representa um segmento de colaboradores que exibem não apenas habilidades digitais, mas também uma mentalidade de propriedade. Esse grupo exclusivo é composto por pessoas nas quais você provavelmente confiará para administrar áreas-chave do seu negócio. Dê a eles oportunidades para demonstrar suas habilidades e sua organização se beneficiará disso.
Por fim, assuma todas as funções da sua organização e pense em como você pode medir a proficiência digital em todas elas. Isso pode significar fazer à sua equipe um exame de proficiência em um punhado dos aplicativos de software mais usados e ver onde eles acabam.
Estabeleça metas para melhorar as pontuações em uma linha do tempo e teste novamente em mais três a seis meses. Esse exercício é fundamental para estabelecer uma referência e ajudá-lo a aumentar a eficiência, o tempo de resposta, a adoção de novas ferramentas, a integração e a documentação em toda a empresa.
Descubra o ‘O que’
O que realmente compõe a “cultura” de uma empresa? Existe o elemento intangível de como as coisas são percebidas, mas existem etapas tangíveis que você pode tomar para criar um ambiente que fomente não apenas uma cultura positiva, mas também totalmente digital.
Muitas vezes vejo empresas que afirmam ser empresas de software ou tecnologia, mas o ambiente real em que eles pedem para sua equipe trabalhar é arcaico. Seus sistemas estão desatualizados e o foco está mais na conformidade herdada do que na eficiência da força de trabalho. Isso não funciona; seja quem você diz que é.
Além disso, há um equívoco comum por muitas pessoas de negócios de que, se alguém é criativo ou “técnico”, não entende nem se importa com vendas ou resultados de negócios. Eu não poderia discordar mais! Quando o trabalho do dia-a-dia de alguém nem sempre pode ser facilmente conectado aos resultados de vendas diárias, você precisa abordar as coisas de maneira diferente.
Se você conseguir um grande cliente e, durante o processo de vendas, ele mencionar estar empolgado com a “vibe da empresa”, chame as equipes de marketing ou produto. Reconheça o trabalho deles e agradeça por isso. Essa conexão é importante para os que já são nativos digitalmente.
Cada vez mais, parece que os colaboradores mais jovens estão se esquivando do caminho clássico de subir a escada por meio de promoções. Essa motivação pode ser substituída pela preferência de se concentrar em dar sua melhor contribuição individual, trabalhar em equipes legais, conhecer novas pessoas e resolver problemas complexos.
Manter esse tipo de colaborador satisfeito significa dar a eles novos desafios e uma oportunidade de crescer através do aprendizado. É mais provável que você os mantenha por perto, se garantir que o trabalho que eles estão fazendo muda frequentemente e ajude a aprimorar suas habilidades. Evite que se sintam estagnados ou entediados.
Decida o ‘quando’
Quando você deve começar a construir uma cultura de empresa digital? Para ser franco, ontem. Se você começar a fazer alterações quando tudo for óbvio, é provável que você esteja atrasado. Se você percebeu que 80% de sua receita está acontecendo no celular, é provável que seus concorrentes perceberam isso há dois anos e fizeram os ajustes necessários no ambiente deles.
Não posso enfatizar o suficiente a importância de começar agora. Comece com a equipe que você possui e avalie o talento atual. Avalie onde você está, identifique o pessoal sobre o qual falamos acima e faça o que você precisa fazer para alimentá-los em papéis mais proativos nos projetos certos.
Nem toda empresa precisará de uma revisão completa, mas toda empresa precisará de algum grau de mudança. Também vale a pena dar uma olhada nos seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo. Se você pode ser pioneiro em um setor mais lento, pode capitalizar fazendo essa alteração.
Pode parecer esmagador, mas realizar esse exercício o mais rápido possível garantirá que sua empresa não seja ultrapassada no cenário digital em constante mudança de hoje.
*Holbrook, Tony. “The Importance Of Creating A Digitally Cultured Workplace.” Forbes, https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2019/11/20/the-importance-of-creating-a-digitally-cultured-workplace/#ea0370103686
November 20, 2019.
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